A cortina é um item primordial em qualquer residência. Pois além de dar o toque final no ambiente ela protege contra a luz natural que incide sobre o espaço. Por isso na hora da escolha é preciso observar vários requisitos para
que o conforto esteja sempre em sua casa. Portanto é preciso analisar o tipo, o acabamento, tecidos, modelos e medidas para que esse conjunto esteja em harmonia com o resto da decoração do espaço.
Para deixar o seu ambiente moderno separamos os modelos mais utilizados por arquitetos:
 Cortina de Voal – É feito por um tecido levemente fino que possui transparência. Não tem um efeito 100% para cobrir a iluminação natural, mas deixa o ambiente moderno e combina em ambientes como salas e quartos. Para quartos o ideal é embutir uma persiana junto isso ajuda muito.
 Cortina Blackout – Ideal para quartos, pois ela bloqueia 100% da iluminação, ou na opção blackout 70% que deixa passar um 30% de luz protegendo móveis e tecidos da exposição total ao sol, funciona muito bem onde o ambiente fica exposto ao sol da tarde.
 Cortina Rolo – Possuem acionamento elétrico e manual e quando encolhidas ficam enroladas podendo ser escondida dentro de box ou bando, que oferece várias cores para ficar dentro da tonalidade do tecido escolhido.
 Cortina Romana – Possuem divisórias com estrutura de varetas e quando fechadas tem acabamento dobrado na horizontal. Tem uma variedade de materiais que podem ser utilizados, os principais são de linho e tecidos translúcidos, blackout ou tela solar.
A cortina é um acessório fácil para escolher. Mas se não quiser errar na hora da escolha prefira as cores neutras e tecidos leves. Os mais ousados podem utilizar estampas combinados com tecidos refinados que nem a seda ou a
sarja que fica um resultado bacana.